Como gerar boas histórias no marketing rural

Como gerar boas histórias no marketing rural

Originalidade, propósito e paixão semeiam narrativas de sucesso no marketing rural

 

Quem tem paixão por uma ideia sabe quão valioso é colocá-la em prática e a serviço do seu público. Mas com tantas soluções disponíveis, é preciso investir tempo e esforço em um bom plano de comunicação agrícola.

Verdade seja dita: o marketing rural só gera interesse com uma boa história. Se você ainda não tem uma, vamos começar a escrevê-la aqui!

 

O agro mudou. E você?

Independentemente de estar ou não há muito tempo no mercado agrícola, é urgente que seu posicionamento seja analisado. Será que sua marca ainda conversa de forma inteligente e fluída com seu público-alvo?

A parte mais incrível do agro é sua capacidade de mesclar a tradição dos negócios familiares às mais avançadas tecnologias. Isso faz dele um mercado extremamente aberto à participação de diversos profissionais, mas não podemos esquecer quem está no outro extremo da cadeia: o produtor.

O novo posicionamento de marca deve influenciar todos os agentes envolvidos na cadeia para o marketing rural. Isso porque a informação deve ser aberta ao diálogo para todos esses agentes e estabelecer conexões com eles.

Fuja dos clichês e seja autêntico. Ligue os pontos e una seus propósitos às ambições dessas pessoas para contar boas histórias para elas e criar conexões.

Mas como fazer isso? A resposta para gerar boas histórias no marketing rural está justamente no seu público.

 

Marketing rural nas “entre linhas”

Bombardear sua equipe com dados demográficos pode ajudar a ter ideias surpreendentes, mas você já experimentou estudar como seu público interage com sua marca e os insights que ele te dá nas “entrelinhas”?

Não é nada subliminar: é o marketing rural criando forma com insights autênticos e únicos!

Mas antes de falarmos sobre como obtê-los, é importante entender que os insights não são tendências. Estas são muito importantes para nortear a comunicação e o marketing rural, mas esses “sinais” enviados pelo público são muito mais substanciais para traçar estratégias mais assertivas.

Assim, toda e qualquer interação deve ser levada em consideração. Observe curtidas, comentários, linguagem, visualizações em vídeos e quanto tempo as pessoas passam em determinadas páginas do seu site, por exemplo. Nesse momento, é preciso abandonar os clichês e compreender que seu público está conectado e usa a internet como forma de selecionar o que vai consumir/comprar.

A partir disso, as marcas podem direcionar suas ações e até mesmo optar por qual linha essa história pode seguir.

 

Invista em personalização

Além das informações obtidas através desses insights e uma boa análise em equipe, você vai notar que esses dados vão entregar a você a possibilidade de conhecer mais profundamente os micromomentos de seu público.

Com essas informações, você pode adequar seus criativos de campanha de acordo com as necessidades apresentadas e efetivamente personalizar sua campanha. Isso é: além de fazer sua marca aparecer exatamente quando seu público precisa, você pode personalizar sua comunicação de uma forma mais segmentada, por exemplo, região, sexo ou interesses.

 

Conte sua história de maneira atraente

Materiais extensos e estáticos podem ser ricos em conteúdo, mas nem sempre conseguem ser atraentes. Se seu objetivo é ser lembrado, está na hora de colocar esses insights em prática.

Pense em conteúdos multitelas, em diversos formatos e use-os em suas ferramentas de anúncios e automação para criar retargettings e contar sua história com começo, meio e fim.

Lembre-se: as pessoas se sentem atraídas por histórias em que possam se espelhar. Isso é criar verdadeiras conexões!

 

Ainda tem dúvidas sobre como chegar a esses insights poderosos, bem como gerar e contar boas historias no marketing rural para seu público?

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