Agricultura 4.0: construindo autoridade na nova era do agro

A agricultura 4.0 trouxe diversos desafios, incluindo a indústria em sua gestão de inovação e sua posição de produtora do conhecimento. Leia mais e entenda como tornar-se autoridade na era da informação do agronegócio.

A agricultura 4.0 integra um conjunto de tecnologias que envolvem programas e ferramentas interligadas. O resultado é um sistema de alta geração de dados e de superconectividade.

Nesse cenário encontramos os dois extremos da cadeia produtiva. De um lado, está o produtor, que, apesar da complexidade, enxerga neste contexto uma oportunidade de fazer mais e melhor pelos seus negócios. Do outro, os agentes da indústria fazendo a gestão do motor de inovação para o setor.

Na era da conexão, o conhecimento e a informação estão cada vez mais acessíveis. Porém, também fica mais complexo escolher o público que receberá cada conteúdo e adaptar a linguagem. Por isso, uma comunicação estratégica é uma grande oportunidade para a sua marcar se destacar no mercado agro. 

Comunicação assertiva na agricultura 4.0

O conteúdo, a comunicação e o marketing no universo do agronegócio registraram significativa evolução nos últimos anos. Isso porque, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, houve um aumento de 1790% no número de produtores com acesso à internet entre 2006 e 2017. Então, fazer com que seu negócio tenha presença relevante na internet é essencial para o sucesso em um mundo conectado. 

Portanto, na era da agricultura 4.0, a estratégia tem que ser ancorada, primordialmente, em plataformas digitais. E para este mundo cada vez mais urbano, estar presente nas mídias sociais é essencial para o sucesso da sua marca. Isso porque misturam interação, comunicação instantânea, compartilhamento de informações, fotos e, muitas vezes, até atendimento ao cliente. 

Como conquistar potenciais clientes nas mídias sociais?

A chave para o sucesso nessa nova era do agro é saber unir a produção de conteúdo relevante que atraia e conquiste potenciais clientes. Neste contexto digital, apresentar um produto, uma máquina ou até uma safra inteira se torna muito mais atrativo com uma imersão em uma boa produção audiovisual. 

Então, aposte sem medo na produção de conteúdos que ajudem a promover interação e gerar oportunidades de negócio. Com a entrega de materiais relevantes é possível criar uma rede de relacionamento com os usuários, conquistar a confiança de potenciais clientes e tornar-se referência no assunto. E não se esqueça, no mundo agrícola, o relacionamento é muito valioso. 

3 dicas para criar autoridade na agricultura 4.0 

Fale sobre conectividade

Um dos temas mais falados na agricultura 4.0 é a conectividade. Experimente destrinchar esse tema em uma websérie especial ou em em vídeos rápidos para explicar termos técnicos. Apresentar como suas soluções podem otimizar a produção e os negócios agrícolas também é uma boa opção.

Gestão de dados

Com a infinidade de ferramentas disponíveis é cada vez mais fácil obter dados. Mas como mostrar ao produtor como utilizá-los ao seu favor? O e-learning pode ser uma excelente oportunidade de agregar ainda mais valor às suas soluções. 

Ensinar o produtor como colher e aproveitar os dados que sua ferramenta proporciona: assim, ele pode obter mais conhecimento e enxergar ainda mais possibilidade do uso do produto.

Promova discussões

Criar autoridade na agricultura 4.o também é colocar em pauta as discussões que movimentam o setor. Por isso, replicar sua participação em feiras e transformá-lo em webinars, por exemplo, pode ser uma excelente forma de promover o debate e colocar sua marca à frente desses temas. 

Crie conteúdo relevante e estratégias que colocaram seus produtos ou serviços em destaque no mercado agro. Faça Conteúdo Agro.