Como o acordo Mercosul e UE impacta o marketing agrícola

Acordo Mercosul e UE tem ampla abrangência e promete beneficiar principalmente o setor do agronegócio. Leia mais.

O acordo Mercosul e UE, firmado recentemente, no último 28 de julho, será uma das maiores áreas de livre comércio em todo o mundo, trazendo mudanças para diversos setores da economia. De acordo com o Ministério da Economia, este acordo deverá representar um aumento de R$ 87,5 bilhões do PIB nacional em 15 anos.

Com esse acordo existem diversas oportunidades, principalmente para o agronegócio. Isso porque este é o setor que lidera os níveis nacionais de crescimento e que permanece forte nas oscilações econômicas.

Confira nossa análise especial sobre como essas novidades devem impactar o marketing para o agronegócio. Boa leitura!

Empreendedores do agronegócio

O agro é uma das áreas que mais apresentam soluções disruptivas. Isso é, a cada ano o setor ganha ferramentas e tecnologias que mudarão a forma de fazer a agricultura.

Assim, para quem empreende, o acordo Mercosul e UE e as novas políticas nacionais do Inova Simples representarão grandes oportunidades. No entanto, as startups nacionais enfrentarão 2 novos desafios: a concorrência internacional e o tradicionalismo em relação à agricultura 4.0.

Para enfrentar este segundo ponto, estas empresas precisarão mostrar que entendem da cultura local e transmitir da forma mais acessível e didática possível os propósitos de suas soluções.

Insumos

Além de beneficiar a indústria, o acordo Mercosul e UE deverá proporcionar fácil acesso a insumos de elevado padrão tecnológico a menores preços. Ao mesmo tempo em que eleva o potencial competitivo do produtor, esse aspecto pode preocupar as indústrias locais de defensivos.

Para competir com a tecnologia e a qualidade de produtos importados, essas empresas precisarão investir em forte P&D. Além disso, a comunicação e o marketing para o mercado nacional precisarão ser mais acessíveis e intensificados.

Então, isso quer dizer que a tecnologia e as vantagens precisam ter respaldo em comunicações institucionais fortes. O produtor precisa saber que pode e deve contar com empresas nacionais que produzem soluções pensando no local.

Máquinas agrícolas

Com as perspectivas de entrar no mercado europeu, as máquinas serão fortes aliadas dos produtores para gerar mais e de forma mais rentável. Além disso, não podemos esquecer os desafios da produção de alimentos em longo prazo. Asia e África serão mercados de grande importância para o Brasil. Isso porque, em 2050, cerca de 80% dos 9 bilhões de habitantes mundiais estarão no continente africano.

Por isso, a demanda tende a crescer para suprir o consumo nacional e para as exportações. Assim, essa será uma boa oportunidade de divulgar as concessionárias e de fazer a demonstração desse maquinário em campo.

As formas de trabalhar isso poderão ser as mais diversas. Uma delas é se preparar para uma nova abordagem nas feiras e eventos de 2020, onde o produtor vai querer encontrar respostas para suas principais dúvidas e perspectivas para essa nova fase. Dessa forma, você pode levar essa ideia para seu time de inovação e trabalhar sua comunicação com este viés.

Além disso, o produtor e as pessoas envolvidas no agronegócio adoram interagir com as marcas. Então, invista em vídeos, stories e conteúdos que engajem este público. Sobretudo, mostre histórias reais e cases em que seus produtos realmente fizeram a diferença.

O mundo está mudando. Por isso, seguimos firmes na reinvenção do conteúdo audiovisual para o agronegócio.
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