Decifrando o marketing para o agronegócio brasileiro

Decifrando o marketing para o agronegócio brasileiro

Entender cultura local é a chave para fazer um bom marketing para o agronegócio.

Durante anos, o agrobusiness caminhou timidamente quando o assunto era comunicação e marketing. Felizmente, esse cenário é convertido pouco a pouco e abre portas para novas possibilidades de marketing para o agronegócio brasileiro.

O mercado nacional é influenciado por suas raízes culturais e traz alguns traços comportamentais específicos. Eles são importantíssimos para você que trabalha com o agronegócio brasileiro! Por isso, usamos nossa experiência de mais de 20 anos de atuação com agronegócio para contar os principais pontos de atenção que visam decifrar o marketing para o agronegócio brasileiro.

 

Diálogo com o setor

Não importa o poder aquisitivo do produtor: a verdade é que no Brasil o relacionamento interpessoal é muito valorizado nessa classe. As conversas e toda a troca de ideias são fundamentais para os relacionamentos no setor.

Por isso, a melhor forma de conversar com essas pessoas é simplesmente estar PRESENTE. Ou seja, não tente impactar esse público com publicidade e marketing vazios de sentido. Eles sabem a diferença entre quem realmente agrega valor e quem apenas aproveita oportunidades de negócio.

Dessa forma, ao lado das cooperativas e entidades de classe, é possível movimentar pesquisa e conhecimento em benefício real de sua empresa e do mercado.

 

O simples é o ideal no marketing para o agronegócio brasileiro

A complexidade em criar campanhas de marketing para o agronegócio brasileiro está na necessidade de driblar o paradoxo desse público. A indústria enxerga o agronegócio como algo (B2B), mas quem está no comando são produtores. Essas pessoas, assim como nós, possuem características psicológicas e desejos específicos.

É daí que vem a dificuldade de muitas empresas em se estabelecerem como grandes fornecedores agrícolas. Afinal, a cadeia produtiva olha excessivamente para o produto e esquece que precisa pensá-lo como consumidor final.

Por isso, humanizar o diálogo entre indústria e produtor é peça fundamental para fazer marketing para o agronegócio brasileiro de forma efetiva.

Assim, munir seu público com conteúdos e propor canais acessíveis para essa troca de informações é mais do que marketing de conteúdo. É, na verdade, construir um valioso perfil de seu consumidor e propor melhores soluções ao mercado.

 

Agregue competitividade 

Há anos, um dos grandes desafios ao fazer marketing para o agronegócio brasileiro é alinhar a divulgação mercadológica com o Market share nacional.

Ao contrário dos Estados Unidos e da China, o Brasil ainda foca muito na quantidade de produção.

Assim, um dos desafios para decifrar o marketing para agronegócio brasileiro é propor soluções e iniciativas que agreguem mais valor aos produtos nacionais.

Esse é um trabalho que envolve toda a cadeia de produção. E a responsabilidade das empresas é prover o produtor de recursos que façam a diferença no dia a dia no campo e na qualidade da produção agrícola e pecuária.

O marketing para o agronegócio brasileiro tem muito potencial e trará maiores e melhores oportunidades a quem souber emparelhar conteúdo e personalização para agregar valor a este mercado.

 

Para fazer diferente junto de parceiros que evoluem neste mercado há mais de 20 anos, faça Conteúdo Agro